.... Pontos de Encontro ....


Duas cidades portuárias onde uma geografia similar força a vivencias similares, uma formada por emigrantes outra por imigrantes, em comum, o sentimento de perda e saudade que qualquer tipo de separação acarreta, sentimento este que uns exploraram em palavras outros em movimentos, movimentos que se completam no encontro de duas pessoas assim como as palavras se completam no encontro de uma guitarra de 12 cordas ou num fole com palhetas.

É neste ponto que o fado e o tango se encontram, melodias que recordam felicidades vividas e tristezas doridas, grandiosidades perdidas no tempo mas relembradas e perpetuadas na musica... a este som quem não toca nem canta, dança... a expressividade e liberdade de cada um é o que faz desta dança algo diferente de todas as outras, a ausência de regras e coreografias, transporta qualquer um para outro nível de comunicação onde as palavras não são necessárias e o que conta são as frases que os movimentos entre dois corpos vão descrevendo.

Daqui nasce o tango, de dentro de quem o sente, assim como o fado, de dentro de quem o vive, quem sente e baila o tango, não pode dizer que sente mas nao baila o fado.
Porque no fundo ambos provocam sentimentos... e é do sentimento que se baila.

...............



3 comentários:

Rita Caldas "Clorite" disse...

Que os corpos se liguem ao som de um fado dançado, num abraço de tango sentido.

Rita

Gabasx disse...

De uma ideia nascida em tempos idos e recentemente concretizada pelo nosso amigo Hugo Messias nessa tarde memorável de Agosto, onde dançamos ao som do fado cantado com os olhos postos no Tejo, desejo que esta milonga e todas as outras que lhe sucederem partilhem do mesmo sucesso.
http://picasaweb.google.pt/fotos.santoestevao/20080824FadoMilonga#slideshow
Gabriela

..ocsav.. disse...

ola Gabriela,
Foi uma tarde muito bem passada sem duvida, espero q a falta de vista para o tejo seja substituida por outras inspiraçoes.
Ja agora se tiver um video dessa milonga gostaria de o expor aqui, entretanto vou dar o devido reconhecimento ao nosso amigo Hugo pela iniciativa pondo o link das fotos no seu lugar devido..
obrigado pelo link
vasco

*************